Termos e Condições Proprietários:
As definições seguintes, juntamente com as cláusulas infra e quaisquer documentos aqui referidos, formam os Termos e Condições (“Termos”). Os termos abaixo terão os seguintes significados:
A “Belmira”:
Nome público/comercial Belmira pertencente e operado por I TOLD YOU, UNIPESSOAL LDA
O “Local”:
Qualquer propriedade representada no Website/Belmira ou em processo de registo
O “Proprietário”:
Titulares do direito de propriedade sobre o Local, ou que obteve do(s) legítimo(s) proprietário(s) os poderes necessários para celebrar os presentes Termos e para conceder à Belmira os direitos aqui previstos
O “Projeto”:
Projeto do Cliente
O “Cliente”:
Quem utiliza o Local
“Datas de Utilização”:
Datas de cada cedência de espaço
“Horas”:
Horário acordado por cada cedência de espaço
“Preço/Dia”:
Preço diário da cedência do espaço + IVA
Valor “Total”:
Valor total da cedência do espaço + IVA, excluindo serviços complementares prestados
"Website":
www.belmira.pt e subdomínios
“Utilizador”:
Quem utiliza o Website
Agenciamento:
1.a) O Proprietário reconhece e concorda que a Belmira represente e promova o seu Local em qualquer formato ou meio que a Belmira considere apropriado, com a finalidade de ceder temporariamente a sua utilização a terceiros (“Cliente”), que poderão utilizar o Local para a realização de ensaios, gravações, filmagens e sessões fotográficas através de qualquer meio técnico ou de qualquer outra forma que considere adequada e ainda para a realização de eventos.
1.b) A Belmira tem o direito de recusar o agenciamento e/ou remover do Website sem aviso prévio a totalidade ou parte do Local.
1.c) A Belmira não garante que a utilização do Local venha a ocorrer.
1.d) A Belmira reserva-se o direito de não revelar na promoção do Local o nome comercial ou público deste. Consequentemente, a Belmira tem o direito de remover elementos identificadores do nome comercial ou público do Local das fotografias que lhe forem enviadas pelo Proprietário.
2. O Proprietário garante que todas as informações transmitidas e enviadas à Belmira sobre o Local, incluindo, sem limitação, as fotografias, dimensões, localização e quaisquer outras correspondem ao Local e refletem a realidade.
3. O Proprietário reconhece e concorda que toda a comunicação relativa à cedência temporária do Local ao Cliente é efetuada exclusivamente através da Belmira e que o Proprietário não poderá ceder o Local ao Cliente nem a outra entidade que tenha conhecido por intermédio da Belmira, direitamente ou indiretamente, durante a vigência destes Termos e até um ano após o seu termo.
4. O Proprietário poderá rescindir este contrato mediante comunicação escrita dirigida à Belmira com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data em que tal rescisão produzirá efeitos, tendo no entanto o Proprietário, em qualquer caso, que honrar todas as cedências que tenham sido, previamente à data da receção da comunicação de rescisão pela Belmira, confirmadas por contrato ou verbalmente com a Belmira ou o Cliente mesmo que estas aconteçam em datas posteriores à da pretendida rescisão do Contrato.
5. Quaisquer notificações por escrito para a Belmira devem ser feitas para o e-mail info@belmira.pt ou para o e-mail publicitado no Website.
6. Se o Proprietário alterar a configuração do Local, sejam alterações estruturais, estéticas ou outras, terá de informar a Belmira e, se solicitado, enviar novas fotografias e demais dados do Local que reproduzam tais alterações.
7. O Proprietário terá de fazer todos os esforços razoáveis para permitir a cedência do Local ao Cliente, apresentando, se tal for necessário, datas alternativas para o efeito.
8. As autorizações concedidas no âmbito destes Termos, designadamente para a Belmira promover o Local com vista à sua cedência temporária são concedidas pelo Proprietário, que declara, pelo presente, ser titular dos direitos necessários para o efeito, sendo o único titular do direito de propriedade sobre o Local, ou que obteve do(s) legítimo(s) proprietário(s) os poderes necessários para celebrar os presentes Termos e para conceder à Belmira os direitos aqui previstos.
9. Caso haja alguma alteração na titularidade do Local, o Proprietário terá de informar de imediato essa alteração à Belmira.
Cedência temporária do Local:
10.a) A Belmira entrará em contacto com o Proprietário se e quando houver interesse na utilização do Local por um Cliente, e serão acordadas entre a Belmira e o Proprietário as Datas de Utilização e o valor Total a ser pago pelo Cliente.
10.b) O Proprietário obriga-se a aceitar, quando necessário e de forma gratuita, até duas visitas do Cliente ao Local, em data acordada entre a Belmira e o Proprietário, mesmo que uma das visitas aconteça antes da utilização do Local estar confirmada.
10.c) O Proprietário reserva-se o direito de não aceitar pedidos de reserva, e a Belmira não poderá confirmar nenhuma reserva sem a sua aprovação prévia.
10.d) Depois de uma reserva ter sido confirmada entre a Belmira e o Proprietário (por escrito ou verbalmente), o Proprietário obriga-se a honrar essa reserva e a garantir que o Local está disponível e cumpre com todas as condições descritas nestes Termos.
10. e) O Proprietário é o responsável por receber o Cliente nas Horas e Datas de Utilização e facultar-lhe acesso ao Local ou por garantir que alguém em sua representação o faça ou, ainda, por encontrar uma solução com a Belmira para receber o Cliente no Local que, ficando a cargo daquela, será prestada como serviço complementar com uma remuneração a acordar.
10.f) O Proprietário notificará a Belmira dentro de 5 (cinco) dias úteis após o término da utilização do Local pelo Cliente de quaisquer danos causados ao Local ou de qualquer outra violação dos Termos entre o Proprietário e o Cliente.
11. O Proprietário reconhece e concorda que a Belmira redigirá um contrato a ser assinado entre o Proprietário e o Cliente que titulará cada cedência do Local ao Cliente e que se destina a reger as relações entre o Proprietário e o Cliente.
12. O Proprietário deverá garantir que o Local está limpo e em condições similares às das fotografias apresentadas no website da Belmira, tanto durante as visitas do Cliente como nas Horas e Datas de Utilização.
Pagamentos:
13.a) O Preço/Dia é o valor base proposto pelo Proprietário à Belmira que representa a quantia diária que aquele pretende que seja cobrada ao Cliente por cada dia de cedência do Local.
13.b) A Belmira irá negociar com o Cliente o valor final do preço, que terá por referência o número de dias de utilização, o tipo de projeto, a dimensão da equipa e outros fatores que a Belmira considerar relevantes.
14. A Belmira terá direito a uma comissão (adiante “a Comissão”) de 20% do valor Total do preço por cada cedência, acrescida de IVA à taxa legal em vigor.
15.a) O valor Total será pago integralmente à Belmira pelo Cliente em momento anterior ao início das Datas de Utilização, salvo exceções acordadas entre o Proprietário e a Belmira.
15.b) A Belmira, após o recebimento do pagamento referido na alínea anterior, pagará ao Proprietário o valor Total deduzido da Comissão da Belmira acrescida do IVA, no prazo de 5 (cinco) dias e sempre mediante o prévio recebimento da fatura-recibo por parte do Proprietário de valor correspondente ao valor Total do preço deduzido do valor da Comissão.
15.c) A Belmira não é responsável pelo pagamento ao Proprietário, caso o Cliente não efetue o pagamento.
16. Todos os pagamentos da Belmira ao Proprietário indicados nos Termos serão efetuados por transferência bancária para o NIB indicado pelo Proprietário e sujeitos à emissão de uma fatura-recibo.
17. Todas as quantias estabelecidas nestes Termos não incluem IVA (a menos que especificado de outra forma), que deve ser liquidado nos termos legais.
Geral:
18. A Belmira pode a qualquer momento modificar estes Termos. Quaisquer alterações significativas serão notificadas no Website ou através de e-mail (quando fornecido à Belmira pelo Utilizador).
19. Se tiver dúvidas ou preocupações sobre estes Termos entre em contato através do e-mailou para o e-mailpublicitado no Website.
20. A renúncia, falta ou atraso de uma parte em exercer qualquer direito previsto nestes Termos ou na lei não constituirá uma renúncia subsequente a idêntico ou a qualquer outro direito, nem impedirá ou restringirá qualquer exercício posterior desse ou de qualquer outro direito.
21. Estes Termos são regidos pela lei portuguesa. Os tribunais portugueses terão jurisdição exclusiva sobre qualquer disputa ou reclamação decorrente ou relacionada com estes Termos.
22. Em caso de incumprimento por qualquer das partes de qualquer das cláusulas dos presentes Termos, a parte que der causa a esse incumprimento será responsável pelos prejuízos que causar à outra.
23. Para dirimir quaisquer litígios oriundos dos Termos, as partes elegem o foro da comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.
24. No âmbito dos presentes Termos, quando qualquer uma das Partes venha a realizar operações de tratamento de dados pessoais ou ter acesso, por qualquer título ou de qualquer forma aos referidos dados, as partes declaram e garantem que cumprirão a legislação nacional e europeia aplicável, nomeadamente o Regulamento (CE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (doravante RGPD) e a Lei n.º 58/2019, de 08/08.
Última atualização em Janeiro de 2024.